O I Seminário SAFE - 11 anos de agroecologia na UFPE, a ser realizado nos dias 12 e 13 de Setembro no Centro de Biociências da UFPE, surge com o intuito de apresentar um pouco da história do SAFe (fundação, apoio, dificuldades e projetos), as atividades desenvolvidas ao longo do segundo Projeto de Extensão em andamento em 2019 e discutir, frente aos desmontes da educação, a importância da resiliência agroecológica.
Fazem parte da programação do I Seminário SAFE, oficinas, roda de conversa sobre tradição cultural e natureza, exposição de paineis, mesas redondas e intervenções artísticas.
PROGRAMAÇÃO
Dia 12 de setembro
(quinta feira)
9h às 13h | Oficinas: Biofertilizante e Biocosméticos
14h às 16h | Roda de conversa Cultura tradicional e natureza, com Dona Cila do Coco, Mãe Beth de Oxum e Edinaldo Xukuru
Dia 13 de setembro
(sexta feira)
8h | Solenidade de abertura, com a participação de representantes convidados de vários segmentos da sociedade.
10h | Intervalo
10h30 | Mesa Redonda: Resiliência agroecológica frente aos desmontes da educação, com Luiza Cavalcante (Militante da reforma agrária em Pernambuco), Felipe Melo (Chefe do Laboratório de Ecologia Aplicada UFPE) e representante do Diretório Acadêmico de Direito UFPE (Gestão Rebuliço)
Dia 13 de setembro
(sexta feira) cont.
13h | Exposição de painéis sobre projetos desenvolvidos pelo SAFe e parceiros da Rede Fundo CASA, além de pesquisas científicas desenvolvidas no SAFe
14h30 | Vivência de introdução à Ecologia Profunda,
com Cecília Costa (Departamento de Botânica - UFPE)
15h30 | Intervalo
16h | Mesa Redonda Tripé de atuação do SAFe: Ensino , Pesquisa e Extensão, com Márcia Vanusa (Departamento de Bioquímica da UFPE), Roxana Barreto (Departamento d Botânica UFPE) e Cynthia Rodrigues (professora de Biologia da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte)
18h às 20h | Intervenção EXtações - Minerva Ciccone (resultado de pesquisa artística no SAFe)
DJ
OFICINAS
Oficina de Biofertilizante Fermentado
Para as plantas serem saudáveis elas devem ter uma nutrição adequada e equilibrada. Pois como cita a mestra Ana Primavessi, em seu livro, Manual do solo vivo: “solo saudável, planta saudável, ser humano saudável.” É neste intuito que propomos a oficina de biofertilizante fermentado. Tornando a adubação organomineral mais eficiente e saudável. Produzindo um fertilizante de altíssima qualidade e totalmente orgânico. Receita camponesa centenária sistematizada pelo agrônomo colombiano Jairo Restrepo, sendo aqui compartilhada para disseminação e saúde das plantas e das pessoas.
Incluso na Inscrição: 1L de Biofertilizante fermentado, retirada após 30 dias do preparo.
BAIXE O CATÁLOGO
Em breve disponibilizaremos um catálogo com o histório do SAFe, temas discutidos etc.